ACONTECE EM JAGUARIÚNA

E. M. “JOAQUIM PIRES SOBRINHO II” COMEMORA COLHEITA FARTA NAS HORTAS DO PROJETO MEIO AMBIENTE

A célebre frase “Aqui, em se plantando tudo dá”, escrita por Pero Vaz de Caminha em 1º de maio de 1500 na carta que enviou ao rei de Portugal, Dom Manuel, contando sobre as descobertas na nova terra – o Brasil – ainda ecoa em pleno Século 21 e serve para ilustrar os excelentes resultados alcançados pelos alunos do 6º ao 7º ano da Escola Municipal “Prefeito Joaquim Pires Sobrinho II”, em Jaguariúna, que tem como diretora Juliana Aparecida Nastasio.

Orientados pela professora de Geografia, Elza Madalena Nascimento, docente que se empenha e coordena o Projeto da Horta desde 2017, os jovens plantam verduras e cultivam as hortas com muita dedicação e capricho, exibindo depois os resultados de uma farta colheita (fotos). Conforme as regras do projeto, tudo o que é produzido é distribuído aos próprios alunos, que podem levar as verduras para casa.

Segundo Juliana Nastasio, a colheita é o resultado concreto do Projeto Meio Ambiente, instituído pela Lei 9795, de 27 de abril de 1999, que é amplamente trabalhado na escola e tem por objetivo envolver os estudantes em atividades dentro e fora da sala de aula, em temas como aquecimento global, preservação das fontes naturais de água, combate aos desperdícios e preservação do patrimônio.

“Os resultados surgiram naturalmente e foram melhores que o esperado. Nossos alunos abraçaram a ideia e se empenham de verdade nas atividades”, relata a educadora. Entre as regras e o conceito que os estudantes observam no projeto estão atitudes básicas como manutenção da limpeza no ambiente escolar (jogar lixo nos cestos, conservar os banheiros limpos, usando-os adequadamente, cuidar das plantas da escola e manter a limpeza das carteiras.

Múltiplas atividades

Além disso, estão inclusas campanhas de conscientização junto à comunidade, com a colocação de cartazes pelo bairro em locais estratégicos, a fim de combater o desperdício de alimentos e o despejo de lixo em terrenos baldios. “Quando acontece a Semana da Água, promovida pela Secretaria de Educação, eles participam das atividades programadas e são conscientizados a evitar o desperdício de água potável”, acrescenta a diretora.

A escola trabalha ainda, dentro do Projeto Meio Ambiente, a reciclagem de papel e garrafas Pet em Oficinas realizadas no pátio, gestão dos resíduos da escola, reutilização de materiais não recicláveis, promove a participação dos estudantes em palestras e exibição de filmes e vídeos informativos, visando a conscientização sobre questões ambientais.

Dentre essas atividades está incluída, por exemplo, a confecção de sacolas com materiais reciclados, confecção de objetos decorativos com garrafas PET ou caixas recicláveis (de leite longa vida), rodas de conversas com orientações sobre atitudes incorretas como jogar lixo no chão, não depredar o patrimônio público, não pichar, não danificar carteiras e materiais da escola, além de uma reflexão sobre a preservação do meio em que vivem.

“De uma forma bem simples e direta, os professores estabelecem um diálogo que desperta o interesse dos alunos para a reciclagem, fazendo com que eles passem a analisar criticamente a sociedade consumista em que todos nós estamos inseridos. E a construção e manutenção de uma horta mostra o quê? Que é possível termos acesso a alimentos saudáveis, se cuidarmos bem da terra”, explica Juliana Nastasio.

“A horta, no caso, é um laboratório de experimentações e observações que possibilita a expansão dos saberes adquiridos em sala, proporcionando um enriquecimento do ensino-aprendizagem ao contextualizar a teoria com fenômenos reais. Os temas transversais da educação ambiental e alimentar, previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, são trabalhados nas aulas de geografia através da vivência nessa horta, e temos muito orgulho em poder divulgar os resultados alcançados”, finaliza a educadora.

OBJETIVOS DO PROJETO MEIO AMBIENTE

– Promover ações simples e eficientes em prol do meio ambiente e crescimento pessoal e intelectual dos envolvidos.

– Promover a integração e interação de todas as pessoas que compõem o corpo pedagógico, incluindo funcionários e alunos, gerando um envolvimento com atitudes de cooperação no ambiente escolar.

– Possibilitar a conscientização ambiental e responsabilidade social a partir de metas sustentáveis, contribuindo também para mudanças de hábitos alimentares dos alunos.

– Melhorar a qualidade no ambiente de aprendizado com um verdadeiro laboratório na escola, expandindo o espaço físico para além das salas de aulas.

– Alunos com dificuldade em responder ao trabalho convencional em sala fechada podem se envolver em atividades diferenciadas, melhorando a aprendizagem na sala de aula e sua sociabilização.

– A aula ao ar livre estabelecerá um elo natural entre os estudantes, professores e funcionários.

– A proposta é iniciar a produção para consumo dos alunos, para que possam levar para casa.

Fonte: E. M. Prefeito Joaquim Pires Sobrinho II.

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

JAGUARIÚNA ONLINE
10/05/2019
oferecimento

EM Destaque


Prefeitura de Jaguariúna e Instituto Stefanini oferecem cursos gratuitos na área de informática


Jovens de Jaguariúna com 14 anos completos ou mais que queiram aprender noções básicas de informática podem se matricular num dos cursos gratuitos oferecidos pela parceria entre a Prefeitura – por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento....

ler notícia
18/07/2019


Fundo Social e Secretaria de Assistência Social de Jaguariúna abrem inscrições gratuitas para três cursos profissionalizantes


Quem mora em Jaguariúna e quiser garantir uma possível renda extra para o orçamento familiar tem a oportunidade de fazer um dos três cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Assistência Social, mediante....

ler notícia
17/07/2019


DEPARTAMENTO DE AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE TEM NOVO ENDEREÇO A PARTIR DE 22/07


A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, comunica que o Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente (DAMA) funcionará em novo endereço a partir do dia 22 de julho (segunda-feira). Será no Centro de Educação....

ler notícia
17/07/2019


Indsat confirma Educação de Jaguariúna em 1º lugar na RMC no segundo trimestre de 2019


Alto grau de satisfação entre os moradores, com 748 pontos alcançados de um total de 799 e destaque absoluto entre os demais municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) por ser considerada ótima pelos pais das crianças matriculadas na rede....

ler notícia
15/07/2019


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Mingui & Aliche

: (19) 3867-2264
maiores informações

Botequim da Estação

: (19) 3867-1411
maiores informações

Bar Parque dos Lagos

: (19) 3837-4118
maiores informações

Ichi Ban

: (19) 3867-0922
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Vila Bueno Pousada

: (19) 3867-3396
maiores informações

Hotel Pousada Portal das Águas

: (19) 3837-2349
maiores informações

Galeria Hotel Pousada

: (19) 3867-1414
maiores informações

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Desenvolvido por e-rooster.com